Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

domingo, 5 de maio de 2013

É verdade que se usar cabos diferentes podem deixar a minha rede e internet mais rápidas?

Veja essa Dica,  como as variações na construção da sua rede podem reduzir ruídos e evitar interferências.

Cabos diferentes podem deixar a minha rede e internet mais rápidas?


Você sabia que o padrão de cabos que você usa pode influenciar na velocidade da sua rede? Calma, não estamos dizendo que você poderá navegar mais rápido na internet, mas sim que você poderá transferir arquivos entre computadores em uma velocidade um pouco maior dependendo das circunstâncias.
Embora pareçam similares, existem diferenças de padrões entre os cabos de rede que, em alguns casos, podem influenciar de alguma forma na qualidade de transferência de dados. Entretanto, tenha em mente que, caso você utilize um cabeamento com uma distância inferior a cinco metros, o ganho ou perda de velocidade serão pouco significativos.
Basicamente, existem três padrões de cabos: Cat5, Cat5e e Cat6, conheça um pouco mais sobre eles:


Cat5: mais antigo e mais lento

Teoricamente, os cabos do padrão Cat5 podem suportar velocidades de transferência entre 10 Mbps e 100 Mbps. Entretanto, é possível atingir velocidades acima de 1 Gigabit em distâncias mais curtas, mas tudo vai depender das condições da sua rede. Compatível com as redes mais antigas, ainda hoje ele é capaz de dar conta do recado, em especial para redes domésticas.


Cat5e: mais rápido e com menos interferência

Cabos diferentes podem deixar a minha rede e internet mais rápidas?
Cabo Cat5e. 

A categoria Cat5e é uma versão melhorada da Cat5. Ela foi feita para suportar velocidades de 1.000 Mbps (ou 1 Gigabit) e, por conta disso, em teoria é também mais rápida que a sua antecessora. Outra vantagem é a redução de interferência nas transmissões. Na prática, o padrão se mostra mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis.


Cat6: ainda mais rápido, mas nem sempre necessário

Cabos diferentes podem deixar a minha rede e internet mais rápidas? 

A geração seguinte de cabeamentos é conhecida como Cat6, que inclui mais algumas melhorias. O nível de interferência é consideravelmente baixo e em alguns casos o padrão pode suportar velocidades de até 10 Gigabits. Em uma rede doméstica dificilmente você vai usar todo o potencial, de forma que ela só tem alguma utilidade em locais onde a distância de cabeamento seja superior a 10 metros.


Qual cabo eu devo escolher?

É importante lembrar mais uma vez: a velocidade da sua rede é diferente da velocidade da sua internet. Por conta disso, é possível que uma atualização nos seus cabos não resulte em nenhum benefício real para a sua rede, uma vez que, em pequenas distâncias, comuns nas redes domésticas, essas perdas não são tão perceptíveis.
Entretanto, se o seu propósito é transferência de arquivos entre computadores, usar cabos mais novos, como os do padrão Cat6, pode significar um ganho de velocidade. Porém, vale lembrar que você vai precisar mais do que apenas cabos compatíveis com o formato mais recente. É preciso que o roteador e as placas de rede das máquinas também estejam adaptados a esse padrão.
Por fim, antes de sair trocando os seus cabos velhos por outros mais novos, vale lembrar que essas velocidades são teóricas e, na prática, a diferença pode ser menor, resultando em uma troca desnecessária, um investimento que não vai trazer o retorno esperado. Em ambientes corporativos essa “dúvida” entre qual padrão escolher faz mais sentido, mas, para redes domésticas, não se iluda: seus cabos atuais, provavelmente, dão conta do recado.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...