Saudação

Sejam Bem-Vindos! Hoje é

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dica iOS: Ligue as Notificações por Voz


O iOS, herdado do Mac OS X, traz um sistema de acessibilidade ímpar, entre os muitos sistemas operativos existentes no mundo da tecnologia. É uma forma de compensar alguns handicaps e com isso, tornar os dispositivos Apple muito mais simples de usar, por quem tem alguma deficiência ou simplesmente por uma questão de acessibilidade.  Desta forma, estas funcionalidades podem ser aproveitadas para tornar o sistema mais amigável a qualquer utilizador, tornando-o ainda mais próximo e útil.
Uma das funções de acessibilidade que existe no iOS é VoiceOver, um leitor de ecrã que permite ao utilizador controlar o iPhone utilizando gestos simples, interagindo fisicamente com elementos no ecrã.
Hoje a ideia que vos trago é adicionar esta função às notificações e ouvirmos as notificações quando não as podermos ler, em determinados cenários.


Atenção que o que vamos falar não tem nada a ver com o SIRI nem com uma função também disponibilizada pela Apple, o Siri EyesFree, que é a integração do SIRI no segmento automóvel. O que pode ser comum é o tom de voz.
Quando falámos em cenários específicos, dou como exemplo o estar a treinar ou a trabalhar e ter as mãos ocupadas. Uma dessas actividades que me levou a procurar esta função é quando estou a praticar BTT e tenho o iPhone guardado, estando somente acessível via EarPods. Então vamos colocar o VoiceOver a ler as notificações quando estas chegam ao iPhone.
Este sistema será muito interessante e útil, mesmo quando está a conduzir. Vamos configurar e pôr à prova o que existe no iOS e que a Apple deixa que cada um de nós tire proveito.

Active a configuração Acessibilidade VoiceOver

Nas definições do iOS existe uma área importante. Está dentro do separador Geral e dá pelo nome deAcessibilidade. Lá dentro, temos de activar o recurso VoiceOver. Como já referi, este recurso lê tudo o que aprece no ecrã do iPhone. E se activarmos uma outra função disponível, este também lê as notificações…ora é isso que pretendemos.
O guia que vou deixar a seguir pretende que esta função VoiceOver para leitura de notificações seja usado nos tais casos em que não conseguimos ter acesso total ao ecrã via toque. Pois, a acessibilidade foi desenhada para pessoas com dificuldades e para nós, pode tornar-se numa irritante luta para perceber a mecânica, porque tentamos fazer as acções em formato normal e tal não foi concebido para tal. Vão perceber isso.
Assim, vamos criar também forma de activar e desactivar este método de forma fácil. Vamos lá?

Passo 1
Vamos a Definições e clicamos no menu Geral:
Definições > Geral > Acessibilidade

Passo 2
Agora em Geral descemos no menu e chegamos ao menu Acessibilidade. É aqui que a magia acontece. Começamos por ir já ao menu Triplo clique e clicamos nessa opção para o triplo clique do botão Home, oVoiceOver. Isto quer dizer que, quando clicarmos 3 vezes no botão Home activamos ou desactivamos oVoiceOver. Acreditem em mim, isto faz muita falta.
Activar o clique triplo no Botão Home para o VoiceOver

Passo 3
Agora, também dentro de Acessibilidade, logo no primeiro menu, cliquem em VoiceOver para abrir o menu. Vamos precisar de activar outra função dentro deste. Desçam, vejam a opção Enunciar notificações e activem essa função.
Menu Acessibilidade e depois activar Enunciar notificações

Passo 4
Agora vão para cima e activem o VoiceOver. Para sair, cliquem no menu Home.
Leia com atenção e teste o comportamento do VoiceOver
A partir de agora há algumas regras que têm de aprender: para clicar são sempre dois toques, seleccionam o botão e dão dois toques. Para rolar a página para a folha dois, usem três dedos, assim como para navegar nas páginas de menus, três dedos, suavemente.

Para que tudo apareça no ecrã, tem de gerir e perceber quais as aplicações que pretende que disparem mensagens para o ecrã. Para isso pode usar vários sistemas, um deles é a área de Notificações do iOS que permite dizer quais as apps que podem apresentar notificações e em que áreas. Desta forma exclui algumas que não têm interesse.
Gerir as apps que disparam notificações no ecrã

Para que esta função não se torne intrusiva, verifique, se é que usa, a sua área Não incomodar. Pode utilizar a definição Não incomodar enquanto o seu dispositivo iOS estiver bloqueado para silenciar chamadas, alertas e notificações.
Para activar, toque em Definições > Não incomodar. Quando o  Não incomodar estiver ligado, será apresentado um ícone de “lua” na barra de estado.
Se pretender manter o VoiceOver ligado, active o Não incomodar em horários de descanso
Para efectuar alterações nas suas definições de Não incomodar, toque em Definições > Notificações > Não incomodar.
Pronto. Agora quando estiver a praticar desporto e chegar uma mensagem SMS, uma notificação de uma qualquer aplicação, o VoiceOver irá ler e saberá do que se trata, num português perfeitamente perceptível. Esta função é muito interessante porque, como disse, está disponível para vários cenários, podem mesmo pensar e adaptar a muitos outros e combinar com mais funções existentes nesta área de acessibilidade. Fica o convite para darem largas à vossa imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...